Estudos

Com a intenção de disfarçar as características de conformação longilínea, que caracteriza os adogados, criadores inescrupulosos e irresponsáveis, passaram a cruzar Mastins Napoletanos (ou mestiços do Fila com esta raça), com os adogados.

A aparência do cão da segunda foto (tigrado com manchas), considerando-se que a foto tenha retratado bem a realidade, induz a entender que se trata deste caso : a mestiçagem múltipla – Fila Brasileiro, Dogue Alemão e Mastin Napoletano- não se sabendo em que dosagens de cada raça.

Observa-se que seus olhos são chinesados e a cabeça “melhorada” para adquirir aparência molossóide. Mas as evidencias da mestiçagem permanecem inegáveis.

 

Este é um caso mais moderno e relativamente recente de atipia na raça Fila. São os nanicos chamados de Fila/Basset. Observando esta figura, o criador estudioso rapidamente poderá identificar a presença deste tipo pela internet, em anúncios de ninhadas. Infelizmente, muitos dos pais premiados em exposições ditas oficiais.

É um tipo de mestiço ou atípico que chega a ser cômica tamanha a cegueira dos proprietários e criadores. São anões alongados, deformados pelos anteriores muito curtos, apresentando com freqüência a garupa muito alta, o que provoca a impressão de estarem descendo escadas. A linha de dorso, em conseqüência é muito sinuosa, com a garupa demasiadamente mais alta que a cernelha.

Como demonstra o quadro acima, a altura beira à desqualificação pela insuficiência de tamanho. Se os mestiços de Mastim Napoletano são atarracados e inadequados para o trabalho no campo, estes são piores, com aparência de Basset Hound.

A cabeça é alongada, de focinho aparentando o de um Fila, mas muito bracóide. As orelhas são de basset, grandes, pendentes, de implantações muito baixas e formato alongado, e quase nunca de molosso.

Diante desta diversidade de tipos, cabe-nos perguntar como é que a BKC/FCI vai fazer para preencher o espaço que reserva para a figura de um Fila, no seu site, onde se apresenta o padrão racial. O espaço está lá, aberto há anos, e pelo jeito vai continuar, já que os tipos existentes são incompatíveis entre si, e todos eles portam pedigree de Fila.