Estudos

Comentário sobre a imagem anterior :

Geralmente o comprimento é maior que a altura em mais de 10% ; em alguns casos, bem mais. O recomendável, e previsto no padrão oficial da raça (ver no texto do padrão em “Tronco”), reconhecido pela FCI é 10% mais longo do que a altura na cernelha. Em alguns casos também, nota-se que a altura destes cães tende a ser menor que a permitida para a raça, havendo necessidade de os donos e handlers, para fotografá-los consigo ficarem ajoelhados no chão, pois estes nanicos não atingiriam certamente muito acima dos joelhos de uma pessoa de altura mediana. O mínimo para a altura do Fila é de 65 cm na cernelha para machos(ver texto do padrão em “Altura”). Uma boa altura é de 70 cm., pois um bom cão boiadeiro depende de grandes pernas para acompanhar o cavaleiro em longas jornadas, por vezes, de várias léguas no mesmo dia.

Observe-se que a altura abaixo da permitida é Falta Desqualificante para a raça (ver em “Faltas Gerais” no texto do padrão). E quanto mais perto do mínimo, mais grave se torna a falta, especialmente quando se considera um conjunto desarmonioso morfologicamente.

Nestes casos, a funcionalidade fica comprometida em termos de movimento – eficiência no alcance de terreno – pelas pernas curtas combinadas com excesso de tórax.

Também quase sempre a cabeça apresenta atipias, já que os genes funcionam vinculados. Observe-se o “afundamento” do crânio (veja explicação no meu livro à pág.99), típico dos bracóides. O padrão do Fila define o crânio (ver “crânio” no texto do padrão) com o contorno superior em curva: “suave curva do stop ao occiptal”. Importante detalhe que caracteriza o Fila na categoria molossóide : crânio braquicéfalo. Não sendo molossóide, não é Fila.

Um diferencial deste tipo, relativamente ao tipo mestiço de Mastin Napolitano (observe-se nas fotos exemplificadas neste documento) é quanto ao tamanho dos lábios. Nos mestiços de Napolitano, os lábios são sempre muito profundos, grandes, e de bordos inferiores muito caídos. Nos caso dos nanicos, a cabeça se aproxima mais do Fila, muitas vezes com tendência ao bracoidismo.