Estudos

Os Mestiços Disfarçados

É importante observar que as misturas raciais ou atipias por seleção, se apresentam em variados graus e formatos. Cães atípicos poderão ser acasalados com bons Filas e produzir filhotes menos exóticos. Porém é preciso ter claro que os sinais de atipia sempre aparecerão, mesmo que mais disfarçados.

Na imagem acima, observe-se os lábios em grande profundidade, com formato que induz a origem de misturas com Mastin Napolitano, apesar do bom comprimento e do osso nasal romano.

Cães como o desta imagem, já estão presentes em criatórios de Fila Brasileiro de boa qualidade, sem que proprietários e algumas vezes juízes, percebam ou consigam identificar a origem duvidosa.

Um problema que poderá se agravar, já que proprietários de canis tradicionalmente criadores de cães geneticamente maculados pelas misturas raciais estão introduzindo em seus planteis animais com origem no CAFIB ou UNIFILA e posteriormente utilizando seus mestiços disfarçados nas exposições destes clubes. Criadores mercantilistas ou desavisados estão facilitando a produção destes cães, vendendo seus Filas a canis tradicionalmente criadores de mestiços.

Recentemente foi criado o Conselho Brasileiro da Raça Fila Brasileiro, que tem como presidente o criador Antônio Roberto Sene, do canil Sena Sene, também membro das entidades ligadas à raça Fila, Unifila e Cafib, segundo suas declarações à revista Cães e Cia de Novembro de 2011. O criador tem participado ativamente de exposições do Cafib, se fazendo fotografar com a diretoria do clube e sendo visto conversando amigavelmente com pessoas da diretoria. Sendo um criador cujo plantel foi considerado pelos seguidores de Paulo Santos Cruz, como contaminado pela mestiçagem, hoje cruza seus exemplares com exemplares fornecidos por criadores destes clubes. Assim acontece com diversos criatórios considerados pelos especialistas, como duvidosos.

Por meio da internet, o Sr. Roberto Sene, afirma suas relações de estreitamento com o CAFIB, anunciando a venda de animais puros: “A todos os criadores da raça venho através deste comunicar caso haja alguém interessado em comprar padreadores já testados e aprovados linhagem CAFIB puríssimo, poderão entrar em contato comigo. Somente pessoa interessada, dispenso a curiosos” (o destaque em negrito é nosso).

Definitivamente não há mais como evitar o relacionamento, pelo menos genético, entre linhagens puras com linhagens mestiças.