Estudos

Observando-se a imagem acima, e comparando-a com a imagem que encabeça este tópico, vê-se o quanto estamos nos afastando atualmente do Padrão Original da raça Fila Brasileiro.

Observe-se os lábios de tamanho exato como reza o padrão, a cabeça braquicéfala, o corpo harmonioso, elevado, diferente dos atarracados da atualidade; diferente dos corpulentos com excesso de couro ou dos adogados, assim como dos bracóides de crânios estreitos que tanto vemos.

Na prática, já estamos falando de raças distintas: O Fila Brasileiro e o Original Fila Brasileiro! Compare as cabeças abaixo e comprove!

Qual seria o novo tipo de Fila que resultaria das cruzas entre estas duas raças ? Vamos aceitar o “puro por cruza” que estão preparando para nossa raça? Vamos alterar o padrão da raça para uma adequação à nova realidade que já está acontecendo?

Vamos fechar os olhos ao não cumprimento do padrão?

 

Quem nos dirá qual é o tipo ideal entre uma imagem e outra, como as duas acima?

Uma junção de forças entre CBKC/CAFIB/UNIFILA, especialmente se endossada pelo Ministério da Agricultura como vem sendo buscado, certamente criaria uma situação de ditadura contra o Fila Original. Haveria uma só palavra para ditar o que é o Fila Brasileiro, partindo-se de um plantel miscigenado.