Padrão Original

Importante observar o crânio, espesso, abaulado, de contorno tipicamente molossoide, mas tipicamente Fila Brasileiro, e o focinho sem excessos nos lábios mas tipicamente molossóide, levemente mais curto que o crânio, como descreve o primeiro padrão da raça, assim como as orelhas de molosso em forma de V, corretamente implantadas : na linha dos olhos.

Como a maioria dos Filas de origem mais antiga, a exemplo da maior parte daqueles encontrados por Paulo Santos Cruz nas fazendas, e também por mim algumas décadas depois ainda no seu habitat de origem, as barbelas são bem pronunciadas e definidas, porém sem os exageros vistos hoje em muitos cães.

O resultado é de um animal de expressão ao mesmo tempo grave e serena, sem o aspecto “carregado” dos novos Filas, os modernos FB, que em geral apresentam excesso de couro e rugas de expressão, com lábios enormes que ao contrario de serem perpendiculares ao osso nasal como recomenda o padrão, tendem a descer por todo o contorno até à base, em uma linha oblíqua, indefinida. No Fila Original os lábios descem em perpendicular ao osso nasal desde a “ponta” do focinho, retornando para a base em linha paralela a este osso. 

Este é um padrão que temos procurado seguir fielmente.