Padrão Original

OLHOS.

Tamanho médio, ligeiramente amendoados, bem afastados e profundos, de coloração escura.
Devido à pele solta,muitos exemplares apresentam pálpebras caídas, detalhe que não deve ser considerado falta, pois aumenta o aspecto triste do olhar, típico da raça.

ORELHAS.

Grandes em forma de V, inseridas na parte mais posterior do crânio. Em conseqüência da pele solta, a inserção de sua raiz é variável. Quando o cão em atenção, a inserção é alta, atingindo a linha superior do crânio; estando o cão em repouso, a raiz é baixa, dobrando-se a orelha para traz, de modo a ver seu interior.

São permitidas as orelhas caídas de cada lado ( orelhas de molosso) e as dobradas para traz e para cima (orelhas em rosa).

PESCOÇO.

De diâmetro extraordinariamente desenvolvido, com fortíssima musculatura. Mais curto do que comprido. Nuca suavemente curva. Garganta provida de barbelas.

CORPO.

Forte, coberto de pele grossa e solta. Costelas bem arqueadas. Peito largo e profundo, atingindo no mínimo a ponta do cotovelo. Peitorais (antepeito) bem salientes. Ventre pouco encolhido.

Ombros bem angulados. As pontas das omoplatas, ao formarem a cernelha, não se juntam, mantendo-se ao contrário, bastante separadas, resultando em cernelha baixa e plana. Dorso forte, em linha ascendente da cernelha para a garupa que é mais alta. Da ponta anterior do ilíaco, a garupa desce suavemente, confundido-se com a raiz da cauda.

Cauda de raiz muito larga, afinando muito rapidamente, para terminar em ponta que deve alcançar a ponta os jarretes. Na extremidade a cauda é ligeiramente curva.

Quando o cão excitado,a cauda eleva-se, pronunciando mais a curva da extremidade. Porém não deve a cauda cair sobre o dorso ou enroscar-se.

MEMBROS.

Anteriores colocados de cada lado do corpo, bem separados pela largura do peito. Uma linha perpendicular, partindo da cernelha, deve atingir a ponta do cotovelo. Pernas de forte ossatura. Metacarpos levemente inclinados para traz.

Membros posteriores de ossatura menos forte; mais altos que os anteriores. De angulações não muito pronunciadas. Pontas dos jarretes pouco projetadas para traz.

Pés providos de dedos bem arqueados e forte apontando para a frente. Unhas pretas, podendo ser brancas quando for esta a cor do respectivo dedo.